Jackie Chan Biografia

Jackie Chan Biografia





Jackie Chan (conhecido na China como "Dragão Chan", em pin yin "sheng long" 成龙) nasceu em uma família extremamente pobre, tão pobre que Chan quase foi vendido para um rico casal britânico quando ainda era bebê. Por volta de 1960, seu pai, Charles Chan Chi-Ping, e sua mãe, Lee-Lee Chan Yuet-Wing, fugiram para Camberra, na Austrália, como refugiados da Guerra Civil Chinesa. Antes de deixar a República Popular da China, Lee-Lee era empregada doméstica e Charles era mordomo, ambos trabalhavam para o embaixador francês em Hong Kong.
 Jackie Chan ficou 12 meses na barriga de sua mãe e só nasceu após a mesma ter passado por uma cirurgia para a sua retirada, pelo fato de ter nascido já muito pesado e grande, Chan foi apelidado por sua mãe de Pao-Pao ("Bola de canhão" em chinês). Aos sete anos Jackie Chan deu seu primeiro passo rumo à carreira artística, matriculando-se na Escola de Ópera de Pequim. O treinamento na ópera de Pequim era rigoroso, lá os alunos aprendiam dança, canto e outros tipos de arte, foi então que Jackie Chan começou a descobrir seu talento com as acrobacias e as artes marciais.
 Passado algum tempo, um cineasta local visitou a ópera e convidou Jackie Chan para fazer uma pequena participação no longa-metragem que ele estava produzindo. Jackie Chan se destacava entre os demais dublês e figurantes e assim novos convites iam surgindo. Não demorou muito para que Jackie Chan alcançasse o papel principal de grandes filmes chineses, entretanto o sucesso no Ocidente só viria bem mais tarde.
A primeira performance pública de Jackie Chan foi em um grupo chamado Seven Little Fortunes, composto pelos melhores alunos da escola. Os membros do grupo incluíam também Yuen Biao, Sammo Hung e Yuen Wah, que se tornaram, assim como Jackie Chan, atores mundialmente famosos.
 Em dezembro de 1982, já como um ator de sucesso, Jackie Chan casou-se com a atriz taiwane sa Joan Lin Feng-Jiao com quem teve um filho em 1983, batizado de Chan Cho Ming. A família de Jackie Chan, e isso inclui o próprio Jackie Chan, não expôs Chan Cho Ming à imprensa e nem permitiu que a imprensa pressionasse Chan Cho Ming a seguir a carreira de ator do pai ou a aprender artes marciais.
São tantas as curiosidades a respeito de Jackie Chan e sua família que em 2003 o ator fez um documentário chamado Traces of a Dragon: Jackie Chan and His Lost Family que abordava exclusivamente a família de Jackie Chan e a vida pessoal do mesmo, revelando, entre outras coisas, que ele descobriu ter duas meias-irmãs na Austrália e dois meios-irmãos na China.
 Jackie Chan fundou, em 1988, uma instituição de caridade chamada Jackie Chan Charitable Foundation que repassa uma quantidade considerável de dinheiro para programas de caridade a crianças em vários países e para os mais diversos programas sociais, como os realizados pela Cruz Vermelha e pela UNICEF. Por meio de sua fundação, Jackie Chan também financia bolsas de estudos acadêmicas e artísticas para crianças carentes e para atores que sofreram lesões durante sets de filmagem.
  Jackie Chan e os ursos de Berlim: Em 2003 Jackie Chan esteve em Berlim por diversas semanas devido aos trabalhos de filmagem do filme "Around the World in 80 Days". Durante este período ele se apaixonou pelo projeto dos ursos de Berlim e se empenhou para que em 2004 fosse realizada uma exposição do círculo dos United Buddy Bears em Hong Kong, no Victoria Park. Durante a abertura da exposição Jackie Chan repassou à Unicef e a outras duas organizações infantis cheques no valor total de 4,14 milhões de dólares de Hong Kong. Após a apresentação em Hong Kong a exposição já viajou por diversas metrópoles do mundo em diversos continentes


Tambèm Tem Uma Estrela de Jackie Chan na Avenida das Estrelas, em Hong Kong




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...